Como aplicar na sua empresa e otimizar resultados de débitos em aberto!

Junto com o problema, sempre é necessário pensar em uma solução. A questão da inadimplência, por exemplo, está diretamente ligada a como é feita a cobrança. Por exemplo, de onde vem os primeiros sinais de dívidas? Como organizar todos os devedores, ao mesmo tempo que sua empresa mantém um bom relacionamento com eles?

Muitas dessas respostas aparecem unidas em um único termo: gestão de cobrança.

Mas o que é gestão de cobrança?

Na prática, é um conjunto de ações ligadas aos débitos em aberto dos seus clientes. Desde o mapeamento do caminho percorrido até o pagamento, até a manutenção dos dados relacionados aos perfis que possuem inadimplência.

Mais principalmente, a gestão de cobrança entende quais são os tipos de clientes relacionados a dificuldades de pagamento, e onde a empresa pode auxiliar nesse problema. Não só com aqueles que já possuem dívidas, mas também trabalha na prevenção de possíveis atrasos.

Quais as principais vantagens?

A primeira, com certeza, é criar um contato maior com o seu cliente. Afinal, a inadimplência é um problema que atinge ambos os lados, e deve demandar esforço das duas partes.

Criar um relacionamento lado a lado é fundamental quando se trata de negócios: com a gestão de cobrança, você e sua empresa se mantêm próximos ao cliente desde o momento do primeiro contato, até mesmo com lembretes de pagamento e soluções de renegociação.

Em segundo lugar, a organização da gestão de cobrança é essencial para que os problemas financeiros sejam diminuídos. Além disso, é possível otimizar os processos de cobrança, visando melhorar os resultados internos.

Como posso implementar?

Seja de forma interna ou contratando um serviço externo para sua empresa, a implementação da gestão de cobrança envolve a organização dos débitos em aberto, datas de pagamento, próximos vencimentos e contatos dos clientes.

A partir daí, é traçado um plano de ação com enfoque no problema de cada cliente, seja atrasos no pagamento, inadimplência ou abandono de acordo.

Dentre as ações, podemos citar lembretes de faturas em aberto, negociação recente dos débitos, uma cobrança assertiva e respeitosa, opções para o cliente decidir o melhor caminho e evitar sempre contatos abusivos.

Com todos esses cuidados, a melhor forma de implementar é conhecendo a Sofi. Além de organizar e efetivar os débitos em aberto relacionados a sua empresa, o contato é 100% amigável e prioriza a solução com o seu cliente, de modo que o problema não venha a reincidir. Precisa de ajuda? Chama a Sofi!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.