A melhor maneira de conseguir um acordo com o seu cliente.

Mesmo que dívidas sejam um assunto sensível para clientes e empresas, não há como postergar a cobrança de forma indefinida. Por isso, há sempre a maneira correta de abordar quem deve, buscando um acordo que agrade ambas as partes. Para esse resultado, vale a pena pensar em como o contato será recebido e as melhores formas de potencializar seus resultados.

Mantenha um tom amigável

Para tornar seu contato mais receptivo, é importante manter uma comunicação amigável com o devedor. Muitas vezes, a inadimplência é algo temporário que pode ser facilmente corrigido. Por isso, seu cliente não precisa passar por um processo estressante na hora de pagar um débito em aberto.

Procure sempre manter um tom conciliatório e parecer receptivo e compreensivo a situação do cliente, de forma a demonstrar empatia e manter um bom relacionamento com a sua empresa. Isso aumenta as chances de pagamento ao se portar amigavelmente.

Tenha uma boa abordagem

Se a primeira impressão é a que fica, é melhor pensar em como chegar até o seu cliente de forma a ser bem recepcionado também. Nesse caso, vale pensar em melhores horários para entrar em contato, assim como canais que funcionam melhor para cada perfil de inadimplente.

A inconveniência também é algo que pode deixar uma má impressão e impedir um acordo de pagamento. Nesse caso, é essencial pensar em comunicações que respeitem o espaço do cliente, sem cobranças excessivas, como é o caso de ligações repetitivas ou e-mails de spam.

Entenda a situação do seu cliente

Entender o caso de cada cliente individualmente faz com que seu atendimento seja personalizado, e consequentemente, mais eficaz. Isso o leva a enxergar a empresa como quem oferece um bom atendimento e está focada em ajudá-lo a resolver esse problema.

Por isso, reúna os dados das dívidas, como o valor total, data do último pagamento, e se houver, taxas de juros aplicadas. Assim, você entenderá melhor a situação do cliente ao se juntar a ele para fechar um acordo.

Ofereça descontos e formas de pagamento

Saber que possui a oportunidade de pagar menos na dívida existente pode ser um fator decisivo para que o cliente feche um acordo de pagamento. O desconto pode fazer a diferença entre um pagador e um inadimplente, e é uma solução para potencializar seus acordos.

Além disso, a variedade de formas de pagamento, incluindo o parcelamento, oferece um leque maior de opções para que o cliente faça o acordo caber dentro do seu orçamento. Seja pela facilidade de utilizar o PIX ou a acessibilidade de parcelas com um valor baixo, essas mudanças fazem com que o acordo se encaixe melhor a cada cliente.

Mostre o que ele ganha com isso

O pagamento de uma dívida não pode parecer um bom negócio apenas para a empresa credora, mas também para o cliente que deve. O que ele pode ganhar com isso? Além de sair da inadimplência, o bem-estar financeiro é um assunto muito mais amplo.

Por isso, a Sofi foca sempre na inteligência e saúde financeira na hora de manter um contato com nossos usuários. Além de saírem do vermelho, com a Sofi, também oferecemos conteúdos de dicas em nossas redes sociais, com o objetivo de conscientizar e auxiliar quem já conta com a gente.

Vem com quem entende de cobrança, vem com a Sofi!

Leave a Reply

Your email address will not be published.